Supondo que você está convencido de que ser Arquiteto Corporativo é uma boa opção para sua carreira, por onde começar?

Para qualquer planejamento de carreira, uma vez que você tenha escolhido para onde quer ir, é necessário verificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas para os papéis que você quer desempenhar. Tendo isso claro, é mais fácil saber por onde começar, especialmente no que diz respeito aos conhecimentos, já que estes são, entre os três, os mais fáceis de adquirir.

De que conhecimentos precisa quem quer ser Arquiteto Corporativo?

Um Arquiteto Corporativo é, antes de tudo, um generalista. Então, é fácil imaginar que é ampla a faixa de conhecimentos necessários. É conhecida a citação de Vitruvius:

O arquiteto ideal deve ser uma pessoa erudita, um matemático, familiarizado com estudos históricos, um estudioso aplicado de filosofia, conhecedor de música, que não desconheça medicina, detentor de saber jurídico e familiarizado com astronomia e cálculos astronômicos.” – Vitruvius, circa 25 AC

Além de todas essas coisinhas básicas, um Arquiteto Corporativo deve ainda ter sólidos conhecimentos que lhe permitam conectar as várias disciplinas ou domínios que constituem a Arquitetura de uma Organização. Isto inclui Estratégia, Processos de Negócio, Sistemas de Informação e Tecnologia. Além disso, o trabalho do arquiteto é essencialmente um trabalho de Gestão de Projetos de Arquitetura, de modo que conhecimentos de Gerenciamento de Projetos são também fundamentais. Vejamos cada um desses domínios com mais detalhes.

Estratégia

O Arquiteto Corporativo tem como sua principal missão “arquitetar” a organização para que ela seja capaz de executar sua Estratégia. Então, é evidente que é por aí que temos que começar. É importante que o Arquiteto Corporativo tenha um sólido conhecimento dos principais modelos de Planejamento Estratégico e ferramentas associadas. Idealmente, o arquiteto fará parte do time de Planejamento Estratégico da organização. No mínimo, os seguintes itens precisam ser dominados:

  • Modelos de Estratégia Competitiva de Michael Porter. Porter é reconhecido como o pai da estratégia corporativa, e seus modelos são um dos fundamentos básicos de qualquer metodologia de Planejamento Estratégico utilizada nas empresas. O Modelo das 5 Forças, suas Estratégias Genéricas e seu conceito de Cadeia de Valor são o bê-a-bá de estratégia que todo arquiteto tem que conhecer.
  • A Teoria da Firma Baseada em Recursos e seu conceito básico de Competência Nuclear (Core Competence), que é um contraponto às ideias de Porter. O autor mais conhecido por trás dessa ideia é C. K. Prahalad.
  • A Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy), uma visão mais recente e muito influente que procura superar algumas questões das visões anteriores.
  • O Balanced Scorecard, provavelmente a mais usada técnica de Planejamento Estratégico na empresas hoje.
  • Ferramentas básicas usadas em Planejamento Estratégico, tais como a Análise de Pareto, o Diagrama de Ishikawa, a Análise SWOT, a Matriz BCG e tantas outras. Além disso, é claro que o Arquiteto Corporativo deve conhecer profundamente a metodologia de Planejamento Estratégico de sua empresa e, principalmente, a sua Estratégia em si.

Gestão de Processos de Negocio

A primeira forma pela qual a organização executa sua Estratégia é através de seus Processos de Negócio. Portanto, é evidente que essa é outra disciplina a ser dominada pelo Arquiteto Corporativo. No mínimo, os seguintes itens devem ser dominados:

  • Técnicas de Modelagem de Processos de Negócio. Em particular, e obrigatório o conhecimento da BPMN (Business Process Modelling Notation) e altamente recomendado o conhecimento da técnica IDEF, especialmente o IDEF0.
  • Metodologias de Melhoria de Processos. Existem inúmeras dessas metodologias, mas não se pode dizer que haja um padrão. De qualquer modo, todas se preocupar essencialmente em como transformar os processos de negócio atuais de modo a serem mais eficazes e/ou eficientes na execução da Estratégia.

Sistemas de Informação

A maior parte dos processos de negócio da organização é suportada por sistemas de informação que, portanto, são parte essencial da Arquitetura Corporativa. A modelagem de sistemas requerida de Arquiteto Corporativo é de alto nível, de modo que não é necessário que ele seja um profundo conhecedor. No mínimo, os seguintes itens devem ser dominados:

  • Técnicas de Modelagem de Dados. A arquitetura de dados e um componente fundamental da Arquitetura Corporativa. O Arquiteto Corporativo deve conhecer bem essas técnicas e o Modelo Entidade-Relacionamento.
  • UML (Unified Modelling Language). Boa parte das metodologias de sistemas das organizações hoje utiliza a UML como base para a modelagem e documentação de seus sistemas. Não há como o Arquiteto Corporativo deixar de conhecê-la bem.

Tecnologia

Os sistemas de informação da organização necessitam de uma infraestrutura tecnológica para serem executados, e isto também faz parte da Arquitetura Corporativa. Mais uma vez, não é necessário que o Arquiteto Corporativo seja capaz de montar em casa o seu próprio PC. Conhecimento dos principais componentes de computação e comunicação é suficiente.

Gestão de Projetos

O dia-a-dia do arquiteto consiste em tocar projetos de arquitetura e participar de outros projetos. Então, conhecer bem Gerenciamento de Projetos é também fundamental. Diríamos que existem aqui dois grandes conjuntos de conhecimentos necessários:

E as certificações?

Atualmente, a moda é correr atrás e acumular o maior número possível de certificações. Ok, certificações são importantes e tal, mas devemos lhes dar importância dentro de seu contexto. Teremos um dos artigos dessa série dedicado a este assunto.

E o que mais?

É claro que a lista acima e só pra começar. Além de outros conhecimentos, existem ainda as habilidades e atitudes, das quais ainda não falamos e que ficarão para um próximo artigo dessa série.

Você vê algum conhecimento adicional necessário ao Arquiteto Corporativo que eu tenha deixado de comentar? Quais são os conhecimentos mais importantes entre esses, em sua opinião?

Se você é um arquiteto experiente, não deixe também de contribuir aqui com os leitores, dando sua opinião!

Clique aqui para ler o próximo artigo da série

Artigos relacionados

Arquitetura Corporativa e Gestão de Portfolio de Projetos – Julho de 2009

Os 3 mal-estares do Planejamento EstratégicoSetembro de 2008

Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional: Uma Lição da II Guerra Setembro de 2007

Analistas de Processos de Negócios: 5 Competências Fundamentais Abril de 2007

PMBOK não basta: Entendendo como a Cultura e o Poder afetam os projetosMarço de 2007

Links

Outros artigos da série:

Parte I: Introdução

Parte II: 5 Razões para se tornar um Arquiteto Corporativo

Parte III: Por onde começar?

Parte IV: Frameworks de Arquitetura: Zachman

Parte V: Frameworks de Arquitetura: TOGAF

Outros artigos de Arquitetura Corporativa

Arquitetura Corporativa e Gestão de Portfolio de Projetos

Os 3 mal-estares do Planejamento Estratégico

 

http://blog.gnosisbr.com.br/sobre/serie-arquiteto-profissao-do-futuro/arquiteto-corporativo-profissional-do-futuro-introducao/

6 thoughts on “Por onde começar?

  1. Atila, parabéns pelo artigo, está excelente!
    Um texto curto e direto que, para nós, é um ótimo sumário do conhecimento que precisamos adquirir.
    Taí algo muito útil e difícil de encontrar, ou seja, realmente valioso.

    Já coloquei em uma lista e estou indo atrás do que falta! :-).

    Abraços!

  2. Muito bom… Prá mim este artigo é terapeutico. Estou me reinventando profissionalmente. Tenho documentado este novo posicionamento profissional no meu blog http://www.mercadosdofuturo.com.br – Para acrescentar, acredito que uma referência interessante para a formação do arquiteto corporativo é a ciência de redes. O Augusto de Franco e Sérgio Storch são especialistas nesta linha de conhecimento. Mas todos estes temas, a meu ver, são convergentes. Acredito que os mesmos pré-requisitos necessários de um arquiteto corporativo sejam também do gestor netweaver. Entender de análise de redes sociais é um fundamento importante. Isso significa que este estudo nos leva a compreender como as estruturas em rede se desenvolvem. Também acredito que é importante saber interagir com a dinâmica dos sistemas complexos das redes. Enfim, acredito que a visão do arquiteto corporativo também seja holográfica em 3 D. Muito bom encontrar malucos que também estão nessa rota. Não é brinquedo não….

  3. Atila, lembro do dia em que vi sua apresentação no seminário sobre BPM em BSB, e logo Depois nos encontramos em SP, você o Tadeu Cruz e eu conversamos por bastante tempo equanto Tadeu autografava seu livro sobre BPM, não sabia que você iria iniciar algo tão interessante! O arquiteto empresarial é algo que realmente faz a liga entre as necessidades empresariais e os profissionais de TI, digamos que isso é a formalização do óbvio, e que como o ovo de colombo todos dizem saber fazer depois de virem o ovo em pé, o arquiteto empresarial tornará uma coisa natural, agora o início não é fácil e graças a pessoas desbravadoras como você os horizontes percebidos são ampliados.

  4. Primariamente, Parabéns pela sua Contribuição a evolução da Humanidade….

    Gostaria de Propor que um Arquiteto Corporativo, seja acima de tudo sensível a varias instancias da vida, sociedade e do Ecossistemas…
    Tenha preocupação pela sustentabilidade de nosso planeta em todas suas instancias, sendo responsável no aqui e agora a sobrepujar a zona de conforto que temos em perpetuar as atuais tecnologias, métodos e processos que nos mantem degradando nosso meio…Temos que ser seres com informações a implementar AGORA as disponíveis tecnologias, métodos e processos que garantam a nossos descendentes a dignidade e a possibilidade de melhorar ainda mais nosso meio e sim expandir nosso  domínio ao Universo de forma sustentável, dando exemplo de nossa grandiosidade…Vamos implementar tecnologias, métodos e processos voltados a Vocação das Pessoas e a Virtuosidade, deixando assim de sermos dominados por um sistema capitalista de denigre a condição humana e que não trabalha o verdadeiro potencial que temos…Que sempre tenhamos disposição ao conhecimento, a sensibilidade, ao senso de urgência e a auto superação entre outras habilidades que tenhamos de trabalhar…Vamos fazer o uso de nossa existência em sua integra para que não nos arrependemos de ter perdido a oportunidade…Vamos SIM atuar como seres a semelhança de nosso Criador…
    Pela Gratidão, pela sensibilidade, pelo altruísmo e pelo Amor… 
    Vamos nos lapidar em nossas habilidades e percepções e vamos multiplicar nosso poder de sinergia…
    Vamos respeitar o planeta que nos acolhe, os recursos que nos servem e a rede de pessoas que nos lapidam em prol de nossa melhoria…
    Vamos esquecer o que seja necessário a nossa melhoria e lembrar daquilo que nos motiva a sermos pessoas Melhores no que pensamos e fazemos…Muito Obrigado a ter este espaço a divulgação de uma atualização do sistema capitalista a um sistema de recursos e melhoria…
    Segue uma proposta que medida seus pontos de exageros, nos arremete a soluções possiveis…http://www.zeitgeistmovie.com/

    Obrigado,
    Anderson Daniel
    adaniel758@gmail:twitter.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *