Uma das coisas mais desagradáveis para quem trabalha muito com arquivos PDF, especialmente como fontes de referência, é a incapacidade de marcar texto e acrescentar anotações. O formato PDF gosta de se apresentar como a versão eletrônica do documento de papel, mas, para que isso seja verdade, fica faltando a característica mais útil e importante de um documento de papel: a possibilidade de marcar os trechos que nos interessam com uma caneta amarela e de acrescentar notas e comentários nas margens. A impossibilidade de fazer isso sempre foi a principal causa de meu pouco amor pelo Acrobat Reader.
Mas “seus problemas acabaram”! O PDF XChange Viewer permite exatamente isso, e muitas outras coisas, em sua versão free! E quem tiver necessidades maiores de manipulação de arquivos PDF pode adquirir uma licença a custo infinitamente inferior aos cobrados pela Adobe.
Só achei essa pérola e estou usando desde ontem, mas já me apaixonei…
Não sei como sobrevivi até hoje sem essa ferramenta! 🙂
Foxit é outra opção para edição de arquivos PDF. Exitem uma versão gratuita com diversos recursos e uma versão paga como todos os recursos para edição e publicação de arquivos no formato PDF.