Artigo Gartner - Info Corporate
Artigo Gartner – Info Corporate

Conforme comentei em outro post recente, o Gartner tem sido generoso com o tema Arquitetura Empresarial. Nesta semana, tivemos mais um novo artigo sobre o tema.

Desta vez, o artigo foca em “fatores de sucesso” para a implantação de Arquitetura Corporativa. Você pode ler aqui o artigo com highlights e anotações minhas, ou pode clicar aqui para ler o artigo original (é a mesma página, mas sem meus highlights e comentários).

(Parênteses: recomendo fortemente essa funcionalidade do Diigo para quem gosta de compartilhar artigos. Você consegue publicar um link para a própria página que você quer compartilhar, mas só que com marcações e anotações suas. Muito mais prático do que enviar o link para o texto e comentar dentro de um e-mail, por exemplo… Fecha parênteses.)

O que mais me chamou a atenção neste artigo foi o resultado da pesquisa que mostrou que 95% dos arquitetos-chefe respondem ao CIO. Eu esperava que no “primeiro-mundo” já houvesse uma proporção maior de Arquitetos respondendo para executivos de negócio. Não posso negar que fiquei um pouco decepcionado. Mas, por outro lado, isso também mostra que o número de CIOs mais antenados nas necessidades do negócio do que na escovação de bits está aumentando, o que é uma boa notícia!

2 thoughts on “Mais um artigo sobre Arquitetura do Gartner na Info Corporate

  1. Oi Atila,
    Gosto muito dos seus textos e dos seus comentários. Parabéns pelo trabalho.
    Especificamente nessa publicação os links não estão funcionando corretamente. Por esse motivo não consegui encontrar o artigo do Gartner. Você pode me passar a referência, por favor?

    Abraços,

    Camila

    1. Olá Camila, obrigado!

      Grato por observar que os links deixaram de funcionar. É que esse post tem 5 anos, e parece que a Info já retirou o artigo do ar. Não sei se colocaram em outra URL, vou investigar e, se encontrar, acertarei os links aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *