Capacitação

Consultoria
Coaching

O que fazemos?

O quê?

Ajudamos nossos clientes a superar as barreiras entre Negócio, Processos e Tecnologia.

Empregamos nossos conhecimentos e experiência para identificar as manifestações e causas dessas barreiras em cada Organização avaliada, e prover, através deConsultoria e Capacitação, conceitos, técnicas, metodologias e ferramentas que permitam a nossos clientes a superação das mesmas.

Por quê?

Essas barreiras, infelizmente, são mais do que conhecidas. O típico executivo de Negócios está sempre insatisfeito com os serviços prestados pelas áreas de Processos e de Tecnologia da Informação. Os profissionais dessas áreas, por sua vez, repetem que seus usuários (ou seja, os profissionais de Negócios) não sabem o que querem, nunca estão dispostos a dar seu tempo para os projetos e não se interessam em entender como funciona o processo de trabalho da Tecnologia da Informação.

O fato é que essas barreiras geram insatisfação para os dois lados e , tipicamente, levam a empresa à ineficiência e ineficácia no emprego de seus recursos de Tecnologia da Informação.

Existem, basicamente, dois tipos de barreiras nesse caso. São elas a Barreira Humana e a Barreira Informacional.

Por Barreira Humana queremos nos referir às dificuldades de comunicação entre as áreas advindas das diferenças entre os profissionais que nelas trabalham. Esses profissionais tipicamente possuem formação e visões de mundo muito distintas, frequentemente perseguem objetivos diferentes e, certamente, falam línguas diferentes.

Quanto á Barreira Informacional, trata-se das dificuldades surgidas do fato de que, mesmo que profissionais de Negócio, por um lado, e de Processos e Tecnologia do outro, encontrem uma forma de se comunicarem efetivamente, ainda restarão a falta de informações compartilhadas. Não havendo uma forma comum e padronizada de modelar e representar o conhecimento existente sobra a Organização por parte dos dois grupos, os esforços em superar a Barreira Humana não serão suficientes para um entendimento frutífero.

Essas barreiras têm como conseqüência:

Custos elevados associados ao emprego da tecnologia, pois os projetos demoram em terminar e não produzem os resultados esperados. São grandes as quantidades de retrabalho e janelas de oportunidade no mercado são perdidas.

Riscos ampliados pelo fato de que nunca se tem certeza de que os projetos estão caminhando na direção correta, ou mesmo que não trazem impactos não identificados previamente.

Oportunidades perdidas de alavancar o negócio através do uso criativo da tecnologia. Profissionais de Negócio não conhecem a tecnologia a ponto de identificar essas oportunidades, e os profissionais de processos e tecnologia carecem de conhecimento do negócio na profundidade necessária para identificar possibilidades inclusive de novos negócios a partir da tecnologia disponível. Assim, vantagens competitivas derivadas do emprego inteligente da tecnologia são deixadas de lado.

Como?

Através de nosso portfolio de serviços, possibilitamos a nossos clientes superar essas barreiras.

Nossos serviços de Consultoria e Capacitação, organizados em Pessoas, Negócio, Processos e Tecnologia, estão orientados para a superação de cada um dos dois tipos de barreiras.

Barreiras Humanas. Através da aquisição de competências relacionadas à superação das dificuldades de comunicação e entendimento, nossos clientes reduzem a distância entre profissionais de Negócio, por um lado, e de Processos e Tecnologia por outro. A maior parte de nossos serviços relacionados às barreiras humanas encontram-se na classe Pessoas.

Barreiras Informacionais. As classes de serviços Negócios, Processos e Tecnologia englobam soluções dirigidas a auxiliar nossos clientes a estabelecer processos que, através de metodologias e técnicas apropriadas, permitam a estruturação e o compartilhamento das informações sobre a Organização. Assim, as áreas de Negócios e as de Processos e Tecnologia podem falar a mesma língua e atingir a mesma compreensão sobre os desafios que a Organização enfrenta.

Quem?

A Gnosis acredita em Transferência de Tecnologia, ou seja, em habilitar nossos clientes a desempenhar por si mesmos as atividades que venhamos a lhes auxiliar a adquirir.

Nas atividades de capacitação, nossos consultores interagem com grupos pequenos, permitindo um acompanhamento personalizado. Através dos serviços dementoria, nossos consultores auxiliam os profissionais individualmente, garantindo que os conceitos apresentados nos cursos de treinamento sejam absorvidos e aplicado às atividades do dia-a-dia.

Nos projetos de consultoria, os consultores da Gnosis trabalham lado a lado com os profissionais da Organização-Cliente. Procuramos equilibrar dois objetivos aparentemente conflitantes. Por um lado, somos uma consultoria que “coloca a mão na massa”, ou seja, não nos limitamos a apresentar relatórios com “instruções” a serem seguidas pelo cliente sozinho. Por outro lado, procuramos também não fazer todo o trabalho, entregando “produtos prontos”, pois assim não será possível que o cliente adquira os conhecimentos e habilidades necessárias.

Apesar disso, em caso de necessidade de nossos clientes, em projetos que exijam grande quantidade de recursos em pequeno espaço de tempo, podemos tambémalocar profissionais como recursos adicionais em projetos específicos.

Quando?

Nossos projetos são estruturados de modo a atender às necessidades de distribuição no tempo de suas atividades. Pela própria natureza dos serviços que prestamos, a participação de nossos clientes é fundamental para o sucesso dos projetos. Desta forma, tanto as atividades de capacitação quanto as de consultoria são agendadas com a máxima flexibilidade.

Onde?

Na maior parte das vezes, nossos serviços são prestados nas instalações do próprio cliente, permitindo a nossos consultores conhecer de perto suas características. Em casos particulares, porém, tais como workshops e atividades de capacitação, as atividades podem ocorrer em outro local, conforme a conveniência do cliente ou as necessidades dos projetos.