Embora possa ser considerado um “parente” da consultoria, o coaching tem como peculiaridades os seguintes aspectos.

Em primeiro lugar, o extremo grau de customização do trabalho, onde o coach acompanha seus orientandos (coachees) nas tarefas do dia-a-dia, em ambiente de trabalho real, com o objetivo de ajudá-los a adquirir repertório e desenvolver competências e habilidades necessárias para seu desempenho profissional ou sua vida pessoal. 

Em segundo lugar, o coaching é conduzido para um grupo pequeno de coachees (no caso de coaching em grupo), ou até mesmo individualmente, garantindo a total atenção do coach ao aproveitamento de todos.

Por fim, o coaching costuma acontecer em um curto espaço de tempo.

Os serviços de coaching oferecidos pela Gnosis incluem o coaching em grupo e o coaching individual, sempre estruturados em um Processo de Coaching com etapas bem definidas que ajudam os coachees a definir seu Foco, realizarem o Planejamento para o atingimento dos objetivos focados, entrarem em Ação, avaliarem o Resultado e conduzirem a Melhoria Contínua dos mesmos.

O coaching é provavelmente o processo mais rápido e eficaz para o atingimento de objetivos que requeiram mudanças comportamentais e planejamento e ação focadas.