O Mentor da sua Carreira é o Zeca Pagodinho?

Temos um novo artigo publicado no Linkedin.

Clique na figura ou aqui para ir lá ler.

E não deixe de se inscrever no webinário de Planejamento Estratégico Profissional, clicando aqui ou no botão abaixo.

[su_button url=”https://events.genndi.com/register/169105139238449856/9bfcba7209″ target=”blank” style=”3d” background=”#0b8090″ size=”6″ center=”yes” icon=”icon: hand-paper-o” rel=”Hum”]Inscreva-me no Webinar![/su_button]

Te vejo lá!

Temos novos cursos e serviços oferecidos, tome nota!

Novos Cursos

Vimos que a Arquitetura Corporativa existe dentro de um contexto, o qual nem sempre é o mais adequado. Para endereçar essas questões, criamos os seguintes novos cursos:

  • Estratégia de Negócio – Sobre Planejamento Estratégico e sua Execução
  • Arquitetura de Negócio – Aprofundando nesse que é o domínio mais importante da Arquitetura
  • PMO – Gestão de Portfolios e Programas – O meio pela qual arquiteturas são trazidas à realidade
  • Cultura e Poder em Projetos – Como lidar com os riscos Políticos e Culturais dos projetos (especialmente críticos em projetos de Arquitetura)
  • Liderança Transformadora (Leader Coach) – Como o Gerente de Projetos deve adotar atitudes e técnicas de coaching para obter resultados duradouros
  • Change Management (Gestão da Mudança Organizacional) – Como lidar com a Mudança Cultural em nível Corporativo
  • Gestão de Processos de Negócio – Foco nos processos, que são o componente principal da Arquitetura de Negócio da Organização
  • Requisitos – Independentemente de se tratar de Produto, Sistema ou da própria Arquitetura, Requisitos incorretos ou incompletos são os maiores fatores de erros e retrabalho. Elicitar e gerenciar requisitos corretamente é fundamental para o sucesso dos projetos.

Clique aqui para maiores informações e para baixar a Ementa.

Mentoring e Coaching Profissional

Além dos novos cursos, é com grande satisfação que comunicamos que passamos a oferecer também serviços de Orientação Profissional para Pessoas Físicas, através de programas de mentoring / coaching. A ideia é que o caminho que vai do Planejamento Estratégico, passando pela Arquitetura até a Execução e obtenção de resultados, no caso das carreiras profissionais das pessoas, é o mesmo percorrido pelas organizações. Assim, não é difícil perceber que a metodologia que vale para empresas pode facilmente ser adaptada para pessoas físicas. Falaremos mais sobre isso em um post em breve.

Por fim, você verá que o site também foi atualizado com textos que correspondem ao nosso momento atual.

Espero que gostem!

300 Profissionais TOGAF 9 CertifiedNeste início de 2016, conseguimos passar pela marca de 300 profissionais com certificação TOGAF ® 9 no Brasil.

Trata-se de um marco importante, embora ainda haja muito o que fazer por aqui. No mundo, já são mais de 50.000 pessoas certificadas.

Um aspecto que fica cada vez mais evidente para aqueles que estão impantando Arquitetura Corporativa em suas Organizações é a necessidade de que os conceitos de Arquitetura e TOGAF sejam divulgados internamente para aqueles outros profissionais que, sem desempenharem hoje o papel de Arquiteto, tenham que fazer interface com a Área de Arquitetura e até mesmo executar atividades de Arquitetura.

São Gerentes de Projeto, Gestores de Portfolio, Planejadores Estratégicos, Analistas de Processos e de Negócios, Analistas de Sistemas, Desenvolvedores, Analistas de Infraestrutura e ainda profissionais trabalhando em áreas como Segurança da Informação, Governança de TI e várias outras.

Disseminando os Conceitos

Os que já fizeram curso comigo sabem o quanto eu insisto nesse ponto. O Arquiteto tem que ter uma boa formação, mas diversos outros profissionais com quem ele interage também precisam saber do que é que ele está falando! Essas pessoas não precisam necessariamente de certificação TOGAF, ao menos em um primeiro momento, mas isso não as dispensa de conhecerem e se sentirem confortáveis com os conceitos fundamentais.certificação TOGAF

Uma das maneiras de difundir internamente esses conceitos é através de palestra e workshops para esses outros profissionais. Os Arquitetos podem desenvolver essas apresentações eles mesmo, ou podem contratar externamente esse serviço.

No caso da Gnosis, temos dois Workshops com essa finalidade, um Workshop Gerencial de Arquitetura Corporativa de 4 horas, destinado a executivos e gestores, e um Workshop de Introdução à Arquitetura e TOGAF de 8 horas, com um pouco mais de detalhe, para os especialistas das áreas que fazem “fronteira” com a Arquitetura. Se você quiser maiores informações sobre este serviço, clique aqui para nos enviar um e-mail.

Em busca da Certificação TOGAF ® 9

Quem, por outro lado, já é ou deseja se tornar Arquiteto Corporativo, mas ainda não teve a oportunidade de realizar sua formação básica, tem como sua melhor opção realizar um Curso Acreditado (Oficial) de Preparação para a Certificação TOGAF ® 9. Nosso curso é o melhor e mais tradicional curso de Arquitetura Corporativa no Brasil, tendo sido o primeiro curso sobre o assunto no país (2008) e também o primeiro curso acreditado (2013).

Mas não se trata apenas de um curso preparatório para os exames de certificação. O curso também tem por objetivo orientar Arquitetos Corporativos que receberam a missão de implantar uma prática de Arquitetura em suas Organizações. Para isso, é utilizada uma abordagem muito prática, cheia de exemplos do mundo real.

A próxima turma de nosso curso ocorre em São Paulo de 11 a 14 de Abril de 2016. São 4 dias inteiros, de 9 às 18 horas (32 horas de carga horária).

Clique aqui para maiores informações.

Minicurso Gratuito de Arquitetura e TOGAF

Existem ainda aqueles profissionais que ouviram falar em Arquitetura Corporativa e TOGAF, mas não sabem exatamente de que se trata. Para esses, preparamos nosso Minicurso gratuito de Arquitetura e TOGAF. Mais de 800 pessoas já assistiram aos vídeos, que lançamos no final de 2015!

Se você se enquadra nessa situação, não deixe também de assistir ao curso.

Agora, se você já é um expert, não deixe de divulgar o minicurso para seus colegas.

Para se inscrever no minicurso, clique aqui.

Grupo de Arquitetura no Linkedin

Por fim, gostaria de convidá-lo a se inscrever no nosso Grupo de Arquitetura no Linkedin. Se você ainda não tem um perfil no Linkedin, está mais do que na hora de ter! A ideia do grupo é trocarmos informações e experiências sobre Arquitetura e TOGAF. É também o local onde eu publico (quase) diariamente links para artigos de interesse para quem trabalha com Arquitetura.

Para participar do grupo, clique aqui.

E você? Você possui um cargo / posição / papel / profissão que não esteja listado lá em cima, mas também desconfia que seu trabalho tem relação com a Arquitetura Corporativa? Diga-nos nos comentários abaixo o que você faz e como você acha que sua área se relaciona com a Arquitetura!

Com ou sem Arquitetura Corporativa?

Depois do sucesso da figura abaixo no Linkedin, agora adaptada para Arquitetura Corporativa…

Arquitetura Corporativa

* Imagem adaptada de @rundavidrun

 

Resolvi criar mais uma, “baseada em fatos reais”:

Arquitetura Corporativa

Em cima, para quem chegou de Marte, é o Museu de Arte do Rio.

Antes, dois prédios sem nenhuma relação: o Palacete Dom João IV, um prédio modernista da polícia e uma estação rodoviária.

Depois, um complexo integrado, em obra de reforma concebida e realizada pelo querido cliente Fundação Roberto Marinho.

A Metáfora da Arquitetura

A expressão “Arquitetura |Corporativa” se baseia, obviamente, na metáfora da Arquitetura.

Por que Arquitetura?

Por que não…

  • Biologia Corporativa?
  • Engenharia Corporativa?
  • Zoologia Corporativa?
  • Churrascaria Corporativa?

A ideia é que, para construir uma casa, um prédio, você começa contratando um Arquiteto. Bom, pelo menos é assim que deveria começar…

Então, o Arquiteto começa tentando entender o que o cliente (você) precisa. seus gostos e preferências, seu orçamento, quando você quer se mudar para a casa etc.

Em seguida ele começa a desenhar plantas. Muitas plantas. As primeiras são “artísticas”: podem ser uma ou mais maquetes, ou aquarelas, ou perspectivas coloridas e assim por diante (vamos imaginar, por um momento, que se trate de um arquiteto “das antigas”, que goste de plantas em papel e não em arquivos de AutoCAD).

Aprovado o desenho, o Arquiteto vai desenhar ainda muitas outras plantas, para variados públicos. Plantas de estrutura, de hidráulica, de elétrica etc. etc. etc. E serão várias plantas de cada tipo.

Essas plantas serão usadas durante a construção, é claro, mas sua importância vai além disso. As plantas precisam ser guardadas cuidadosamente para orientarem trabalhos de reforma no futuro. Do contrário, as consequências podem ser desde furar o proverbial cano escondido na parede até verdadeiras tragédias.

Portanto, o que temos no fim são:

  • Muitas plantas
  • Em diversos níveis de detalhe
  • Para diferentes públicos

É claro que ainda temos que armazenar essas plantas de modo a estarem protegidas de danos e, também, indexá-las de modo a sermos capazes de encontrá-las facilmente quando necessário. Mas isso fica para um próximo post.

Mas a metáfora da Arquitetura não para por aí. Ela é usada para ilustrar muitos outros conceitos de Arquitetura Corpórativa, como veremos em postagens futuras.

Quer saber mais? Inscreva-se para o minicurso online gratuito de Arquitetura Corporativa com TOGAF® clicando na imagem abaixo.

 

Minicurso Arquitetura Corporativa e TOGAF

TOGAF® 9 – Realizada Primeira Turma do Curso Oficial!

De 20 a 23 de Maio, realizamos a primeira turma do curso oficial (ATTC – Accredited TOGAF Trainning Course) em Português no Brasil.

togaf9-accr-trainingcourse

A Gnosis foi a primeira empresa a ser credenciada a dar o curso em Português, e, por enquanto, é a única.

O curso da Gnosis se chama TOGAF® 9 Certified – Arquitetura Corporativa, e tem por objetivo tanto preparar os participantes para a certificação quanto ajudá-los na tarefa de implantar Arquitetura Corporativa em suas empresas.

O curso foi ministrado por Atila Belloquim, que criou o primeiro curso de Arquitetura Corporativa no Brasil em 2009, foi o primeiro profissional TOGAF® 9 Certified no país e o primeiro brasileiro a ministrar o curso oficial em Inglês no país, em 2010.

Severo

Esta turma começou com uma apresentação do Roberto Severo, Program Manager do The Open Group no Brasil  e Presidente do Capítulo brasileiro da AEA (Associação dos Arquitetos Corporativos), na qual ele deu as boas vindas aos participantes em nome do The Open Group e tirou dúvidas sobre as provas de certificação em Português. Ele também aproveitou para convidar os participantes a se associarem à AEA após a realização dos exames de certificação.

O curso cobre todo o conteúdo requerido para a realização dos exames de certificação, tanto no Nível 1 (TOGAF 9 Foundation) quanto do Nível 2 (TOGAF 9 Certified). Portanto, é um curso “puxado”, pois inclui praticamente todo o conteúdo do TOGAF (700 páginas)!

Os participantes vieram de todo o Brasil: Brasília, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Jaraguá do Sul e, naturalmente, São Paulo. Ao todo, foram 18 participantes, dos setores financeiro (bancos), de comunicação (televisão), alimentos, eletroeletrônico e serviços de TI. Uma turma eclética e dinâmica, muito participativa!

Embora vários participantes tenham o interesse de se certificarem, o foco comum foi mesmo o desejo de entender o TOGAF para aplicar nas operações de suas empresas. Estas variaram entre aquelas que estão estudando o assunto agora até aquelas que já possuem uma área de Arquitetura de TI estruturada, mas que desejam usar o TOGAF para melhorar suas operações e / ou expandir sua atuação, futuramente, para Arquitetura Corporativa (para entender a diferença entre Arquitetura de TI e Arquitetura Corporativa, leia este artigo).Turma - final

A próxima turma deve acontecer em meados de Agosto, e divulgaremos em breve a data exata. Para receber nossa mala direta com informações do curso e outras informações, assine nosso boletim.

 

Gnosis: Primeira empresa a oferecer o curso oficial de TOGAF em Português

Temos o prazer de anunciar aos nossos clientes, parceiros e amigos, que nos tornamos a  primeira empresa brasileira a oferecer o curso oficial em Português preparatório para a Certificação TOGAF® 9 (TOGAF 9 Accredited TOGAF Training Course), que prepara os alunos para a realização dos exames que os levarão a obterem o certificado TOGAF 9 Certified.

A GNOSIS também participou do processo de tradução do curso oficial para o Português, através de seu diretor Atila Belloquim.

A barreira da língua, durante muito tempo, foi um sério fator que levou muitas pessoas a adiarem sua certificação em TOGAF 9. A Gnosis participou desde o início do esforço para traduzir o curso e as provas de certificação para o Português.

Esperamos que, com essa nova realidade, a certificação TOGAF “decole” no Brasil. Temos um longo caminho a percorrer. Embora o interesse e a participação nos cursos de Arquitetura Corporativa venha aumentando nos últimos anos por aqui, o número de profissionais brasileiros certificados em TOGAF ainda é muito pequeno, se comparado aos números de outros países.

O primeiro curso aberto oficial em Português acontecerá de 20 a 23 de Maio de 2013, em São Paulo.

Entre em contato para fazer sua inscrição ou para maiores informações.

TOGAF® é Marca Registrada do The Open Group.

Workshop Arquitetura Corporativa – Conheça o TOGAF em 1 dia!

Teremos, no próximo dia 18 de Julho, em São Paulo, um workshop de divulgação da Arquitetura Empresarial.

Neste evento, veremos de forma concentrada os principais conceitos da Arquitetura Corporativa e seus principais frameworks, Zachman e TOGAF 9.

Entenda:

  • O que é Arquitetura Corporativa? E Arquitetura Empresarial? São a mesma coisa?
  • Por que minha organização precisa de Arquitetura Corporativa?
  • Quais são os principais modelos para a implementação da Arquitetura Corporativa?
  • O que são os modelos Zachman e TOGAF 9?
  • Como implementar Arquitetura Corporativa em minha Organização?

Para garantir sua vaga, faça aqui a sua pré-inscrição.

Mais informações: por email ou pelo telefone (11) 3170-3176

Curso Oficial de TOGAF 9: agora com instrutor brasileiro

O Curso Oficial (Accredited) de TOGAF 9 vem sendo ministrado, desde Janeiro, por mim.

Como o leitor sabe, o curso é ministrado pela Architecting the Enterprise (AtE), a principal consultoria em TOGAF do mundo, em parceria com a GNOSIS.

Participei, no fim do ano passado, do processo de credenciamento de instrutores da AtE, tornando-me o primeiro (e, até agora o único) instrutor no Brasil credenciado a ministrar o curso. Desde janeiro já ministramos duas turmas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O próximo passo é a tradução dos materiais para o Português.