Terceiro artigo da série Arquiteto: Profissão do Futuro – Por onde começar?

Ai estamos com mais uma parte da série. Deste vez, listamos os principais conhecimentos necessários ao Arquiteto Corporativo. Boa leitura e não dei de comentar e deixar sua opinião!

Arquiteto Corporativo: Por onde começar?

Arquiteto Corporativo: Profissão do Futuro

A partir da próxima semana, passarei a publicar uma série de posts que tem a pretensão de virem a se tornar um pequeno e-book. É como um e-book em fascículos, daqueles que vendiam em banca quando eu era criança (isso ainda existe? 🙂 )

O assunto, para variar, é Arquitetura Empresarial, só que, desta vez, visto sob o ponto de vista do profissional que a exerce.

Durante o fim de semana, colocarei aqui o “plano da obra”, mas, para já, deixo aqui um link para quem quiser garantir receber todos os “fascículos” no seu e-mail.

Governança – Os Vários Tipos de Exceções

artigo do Gartner publicado hoje na INFO Corporate vem com uma taxonomia muito interessante de exceções. Lidar com exceções é uma das principais atividades de qualquer processo de governança. Afinal, Governança não tem que ser sinônimo de rigidez, o que, infelizmente, acontece com alguma freqüência.

Mas mesmo bons processos de Governança, com previsão para processos de dispensa (waiver), podem ser muito rígidos e sufocar a inovação, o que, certamente, não é uma boa idéia no mundo de hoje.

O artigo classifica as exceções do sistema de governança em quatro conjuntos de padrões:

Continue reading

Mais um artigo sobre Arquitetura do Gartner na Info Corporate

Artigo Gartner - Info Corporate
Artigo Gartner - Info Corporate

Conforme comentei em outro post recente, o Gartner tem sido generoso com o tema Arquitetura Empresarial. Nesta semana, tivemos mais um novo artigo sobre o tema.

Desta vez, o artigo foca em “fatores de sucesso” para a implantação de Arquitetura Corporativa. Você pode ler aqui o artigo com highlights e anotações minhas, ou pode clicar aqui para ler o artigo original (é a mesma página, mas sem meus highlights e comentários).

(Parênteses: recomendo fortemente essa funcionalidade do Diigo para quem gosta de compartilhar artigos. Você consegue publicar um link para a própria página que você quer compartilhar, mas só que com marcações e anotações suas. Muito mais prático do que enviar o link para o texto e comentar dentro de um e-mail, por exemplo… Fecha parênteses.)

O que mais me chamou a atenção neste artigo foi o resultado da pesquisa que mostrou que 95% dos arquitetos-chefe respondem ao CIO. Eu esperava que no “primeiro-mundo” já houvesse uma proporção maior de Arquitetos respondendo para executivos de negócio. Não posso negar que fiquei um pouco decepcionado. Mas, por outro lado, isso também mostra que o número de CIOs mais antenados nas necessidades do negócio do que na escovação de bits está aumentando, o que é uma boa notícia!

BPM, Cultura e Poder

Este artigo já é um pouco antigo, mas é interessante comentá-lo:

Artigo Gartner - Info Corporate
Artigo Gartner - Info Corporate

A colaboração extrema é o maior legado do BPM

O artigo faz finca-pé em algo que deveria ser óbvio, mas que, evidentemente, não é. Refiro-me à dificuldade de implantar o que quer que seja em uma Organização sem levar em conta a Cultura Organizacional e as Relações de Poder ali reinantes.

Esse é o assunto de minha disciplina “Sociologia e Política em Projetos” na pós-graduação em Gerenciamento de Projetos no Senac-SP, que também discuto neste artigo.

Embora o artigo me pareça um pouco ingênuo em alguns pontos, é uma importante contribuição neste assunto ainda tão ignorado.

Gartner sobre Arquitetura Corporativa na Info Corporate

Artigo Gartner - Info Corporate
Artigo Gartner – Info Corporate

Alguns cínicos costumam dizer que, quando um assunto chega às grandes publicações, é porque já está no passado.

Embora isto seja evidentemente exagerado, é auspicioso ver que o tema da Arquitetura Corporativa (ou Empresarial, como querem alguns) começa a aparecer na “grande mídia”, pelo menos na especializada, neste caso representada pela revista Info Corporate.

Em seus boletins periódicos, a revista sempre destaca um artigo (normalmente traduzido) do Gartner, cujas opiniões, sabemos bem, são muito respeitadas por estas plagas. É uma boa notícia que o nosso assunto tenha sido objeto de tal honraria duas vezes em menos de dois meses!

O primeiro – A arquitetura corporativa traz valor ao negócio? – saiu no início de Junho. Infelizmente, foi muito mal traduzido (automaticamente?), de modo que quem preferir pode ler o original aqui.

O segundo – A Arquitetura Corporativa em tempos de desafios econômicos – saiu hoje e, felizmente, está traduzido decentemente.

Os dois tem em comum uma questão muito atual: vale a pena investir em Arquitetura Corporativa em tempos de crise econômica? Não seria a Arquitetura mais um desses “luxos” que entram na primeira lista de cortes de custos?

Continue reading

Ninguém sabe o que é Arquitetura Corporativa?

Link para artigo externo
Link para artigo externo

Recomendo a leitura deste artigo para aqueles que querem ter uma idéia geral sobre Arquitetura Corporativa e a abordagem do TOGAF para a mesma.

Mas o que mais me chamou a atenção no artigo é a constatação de que o assunto é pouco conhecido -tanto na Academia quanto nas Empresas- mesmo no “primeiro mundo”. De fato, ainda há muito a fazer em termos da divulgação desses conceitos…

(Usando o link que forneci, você irá para uma versão da página que inclui comentários meus em “post-it” armazenados no Diigo.)