artigo do Gartner publicado hoje na INFO Corporate vem com uma taxonomia muito interessante de exceções. Lidar com exceções é uma das principais atividades de qualquer processo de governança. Afinal, Governança não tem que ser sinônimo de rigidez, o que, infelizmente, acontece com alguma freqüência.

Mas mesmo bons processos de Governança, com previsão para processos de dispensa (waiver), podem ser muito rígidos e sufocar a inovação, o que, certamente, não é uma boa idéia no mundo de hoje.

O artigo classifica as exceções do sistema de governança em quatro conjuntos de padrões:

  • Exceções consistentes. São aquelas que ocorrem normalmente nos processos. Na verdade, poderiam ser consideradas apenas como caminhos alternativos dentro do processo.
  • Exceções previstas. Ocorrem freqüentemente e pode-se planejar respostas. É o caso típico das atividades de gestão de riscos.
  • Exceções imprevistas. Devem ser proativamente buscadas para que se tornem – ora pois – previsíveis. Normalmente não podem ser tratadas com um processo rígido e predeterminado.
  • Exceções inovadoras. São aquelas que identificam oportunidades de melhoria nos próprios processos de Governança. Se isso soa como “Melhoria Contínua”, bem, é isto mesmo.

O artigo detalha, então, os componentes necessários nos processos de governança para atender cada tipo de exceção.

Não é que esses tipos distintos de exceção sejam novidade – basta ler o artigo para ver que se tratam de “planos de ação / reação / contingência” bem conhecidos de todos nós. O que é inovador na abordagem do Gartner é colocar esses diferentes tipos de exceção – que normalmente estão espalhados por várias famílias de processos dentro da organização – em uma estrutura coerente de Governança. Além disso, é sempre bom ver mais alguém falando que processos rígidos só funcionam quando nada dá errado…

Só pra não dizer que não falei das flores, é claro que, quanto maior for a compreensão da Arquitetura da organização, mais fácil será identificar e classificar esses diferentes tipos de exceção.

2 thoughts on “Governança – Os Vários Tipos de Exceções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *