Como vocês sabem, fiz na última terça uma palestra na SUCESU com o título “BPM, SOA e Arquitetura Corporativa”. A apresentação foi um sucesso, tivemos mais de 60 participantes. Vou comentar alguns dos pontos discutidos aqui para quem não pode ir.

O argumento principal da palestra era que algumas iniciativas que estão muito na moda na área de TI hoje correm sérios riscos de dar com os burros n’água sem a Arquitetura Corporativa.

Em particular, investir em SOA sem Arquitetura Corporativa é algo com enorme probabilidade de não passar de dinheiro jogado pela janela.

Por quê?

Simples. Ao contrário do que alguns influentes advogados do SOA pregam, implantar esta tecnologia nem é barato nem se faz do dia para a noite. Assim, é evidente que alguma forma de priorização se faz necessária:

  • Quais são as funcionalidades dos sistemas atuais que devem ser transformadas e encapsuladas em serviços?
  • Quais novos serviços são realmente necessários?
  • Onde devo buscar estes novos serviços? Desenvolver em casa ou procurar no mercado?

Ora, devemos começar pelos serviços mais relevantes para a estratégia da empresa, dirá alguém, e com razão. A questão é: como é que eu sei quais são os serviços mais relevantes para a estratégia?

A resposta é que você não tem como saber sem uma Arquitetura Corporativa. É a Arquitetura Corporativa (também conhecida como Arquitetura Empresarial) que mapeia e documenta tudo o que há dentro da organização, estabelecendo o vínculo entre a Estratégia da organização, seus Processos de Negócio e os recursos necessários para viabilizar esses processos.

Sem Arquitetura, portanto, corremos o risco de investir nos “serviços” errados, o que nos levará em breve ao nosso velho carma: o Retrabalho.

Estou disponibilizando os slides da palestra em nossa área de Recursos. Estejam à vontade para comentar.

 

One thought on “SOA sem Arquitetura é jogar dinheiro fora!

  1. Olá Atila,
    primeiramente, meus parabéns pelo blog, sempre que possível leio seus artigos pois estou começando a me interessar por EA, aidna mais vinculado a SOA.
    O link disponibilizado da área de recursos, para download dos slides da palestra está inválido, você poderia providenciar estes Slides? Estou realmente interessado!

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *